Skip to main content
Notizia

Encaminhado acordo entre Fecomércio, Consulado e Comites para o ensino da língua italiana em Goiás. A um passo para estender a ideia a todo o Brasil

per 15/11/2023No Comments

Teve bom êxito a a primeira reunião conjunta realizada ontem (25/02) entre lideranças brasileiras da Federação do Comércio do Estado de Goiás – Fecomércio-GO, o Comites – Comitato degli Italiani all’Estero de Brasília e a autoridade consular italiana na Jurisdição do Distrito Federal visando a introdução do ensino sistemático da língua italiana nos cursos  da Escola de Idiomas Senac/Sesc de Goiás.

O encontro foi realizado na sede da Chancelaria Consular de Brasília, na sequência de entendimentos preliminares que vinham sendo mantidos há tempos sob reserva, envolvendo as diversas entidades. A ideia se desenvolveu após um primeiro contato entre o advogado Pasquale Perrini e o presidente da Fecomércio de Goiás, Marcelo Baiocchi Carneiro, ocorrido após palestra do advogado, em nome do Comites, na Escola de Idiomas da organização brasileira na tarde de 1º de junho último, por ocasião do Dia da República Italiana.

Participaram do encontro de ontem, além do cônsul da Itália em Brasília, Andrea Desogus, o próprio presidente Baiocchi (que é também vice-presidente da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o diretor das Relações Institucionais da Fecomércio-GO, Simeyson Sineliz Fernandes da Silveira e o presidente do Comites de Brasília, Frederico Tojal Cianni (que é também presidente do Intercomites Brasil).

Estiveram presentes ainda os conselheiros do Comites-DF Ary Alencastro Veiga Filho e Pasquale Perrini; o diretor de relações internacionais da Fecomércio-GO Marcelo Gomes Pereira da Silva; o diretor regional do Senac/Sesc de Goiás, Leopoldo da Veiga Jardim Filho e o chefe do Gabinete Cultural da Embaixada da Itália,  Benedetto Reitano.

Segundo ficou acertado, o projeto que propiciará o ensino da língua italiana em todo o Estado de Goiás, deverá ter início no segundo semestre do próximo ano. A consolidação do projeto goiano pode ser o ponto de partida para a implantação da ideia em outros Estados ou, mesmo, em todo o Brasil.

Segundo o advogado Pasquale Perrini, que nos enviou um relatório sobre a reunião (que publicamos abaixo em italiano e português) a ideia é caminhar “rumo a uma fraternidade mútua que possa abrir as portas à língua italiana para transformá-la, como bem deveria ser, na segunda língua mais falada no Brasil”.

O RELATO DE PERRINI – Em 25 de outubro último aconteceu a primeira reunião oficial entre o Consulado Italiano, a Fecomércio-Goiás e o Comites da Jurisdição Consular de Brasília, na Embaixada da Itália em Brasília, para analisarmos conjuntamente o interessantíssimo projeto da Fecomércio-GO de inserir o italiano entre as línguas ministradas nos cursos da Escola de Idiomas Senac/Sesc de Goiás.

O Comites de Brasília tem sido diligente em intermediar os relatórios necessários e assim chegar a esta reunião, realizada a pedido e convocação formal do Comites, para verificar a possibilidade de participação direta da Embaixada e do Consulado Italianos, com o objetivo de apoiar e ajudar de todas as formas esta iniciativa, que é muito importante para a difusão da língua italiana em Goiás.

A delegação da Fecomércio-GO foi liderada por seu próprio Presidente, Dr. Marcelo Baiocchi Carneiro, que também é Vice-Presidente em exercício da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços – CNC, que, apesar de seus muitos compromissos institucionais, quis pessoalmente dirigir o trabalho de apresentação do projeto.
O presidente Baiocchi é um dos cidadãos italianos mais ilustres do Brasil, reconhecido há mais de vinte anos, e é fortemente apaixonado pela Itália e sua cultura. Sua gestão na Fecomércio-GO é caracterizada por uma longa lista de sucessos sensacionais, em todas as áreas de educação e formação profissional do Sistema “S” na região goiana.

Acompanharam o presidente Baiocchi o diretor de Relações Institucionais, Dr. Simeyson Sineliz Fernandes da Silveira, o diretor do Departamento da Fecomércio-GO para as Relações Internacionais – Fecomex, Dr. Marcelo Gomes Pereira da Silva, e o Diretor Regional do Senac e Sesc de Goiás, Dr. José Leopoldo da Veiga Jardim Filho.

A Delegação da Fecomércio-GO foi recebida pelo chefe da Chancelaria Consular de Brasília e chefe da Coordenação Consular do Brasil, o primeiro secretário Dr. Andrea Desogus, que estava acompanhado pelo chefe do Gabinete Cultural da Embaixada da Itália, o primeiro secretário Dr. Benedetto Reitano.
Do Comites de Brasília participaram seu presidente, o advogado Frederico Tojal Cianni, que também preside o InterComites do Brasil, e o conselheiro Ary Alencastro Veiga Filho, bem como o redator deste artigo.

A Escola de Idiomas Senac/Sesc de Goiás já está presente em 7 cidades do Estado, onde ministra cursos de inglês, francês, espanhol e alemão para mais de 3 mil alunos somente neste semestre. O ensino de línguas pela organização é algo antigo, visto que existe desde o final da década de 1990 e nos anos 2019-2023 já formou quase 11 mil alunos.

Como sabemos, o Sistema “S” é uma das mais altas expressões do estado  social vigente no Brasil, instituído por lei e financiado pelo empresariado brasileiro para fins voltados ao desenvolvimento formativo, educacional, cultural e esportivo da população., com atenção especial aos indivíduos de baixa renda.

O projeto prevê incluir a língua italiana a partir de agosto do próximo ano, com cursos de seis semestres com duração de 300 horas, com frequência de duas vezes por semana ou mesmo em um dia por semana, ministrados, como os demais, por professores dotados de todas as qualificações necessárias e exigidas por lei e pelas rígidas regras organizacionais da Fecomércio.

A apresentação do projeto ao Consulado Italiano é motivada pela determinação, especialmente por parte do próprio Presidente da instituição organizadora, de poder contar com a ajuda e apoio italiano (i) na divulgação desta importante iniciativa em ambientes italianos e de italo-descendentes para fins de busca do corpo docente especializado necessário e da adequada divulgação pública, (ii) para garantir que os cursos de  italiano possam fornecer as certificações exigidas pela legislação italiana tanto para fins de cidadania como para fins relacionados à matrícula em instituições escolares e universitárias públicas e privadas localizadas na Itália, sem perder a possibilidade de (iii) receber ajuda financeira do lado italiano.

A comunidade italiana em Goiás é forte e numerosa, e no Brasil é composta por cerca de 30 milhões de pessoas, que ainda leem, escrevem e falam muito pouco italiano. O entusiasmo do Comites de Brasília, portanto, em apoiar esta esplêndida iniciativa, não é sem razão, pois sabemos que um dos principais objetivos do Comites é exatamente a difusão da língua italiana e seu ensino.

Mas o acolhimento da autoridade italiana foi também entusiástico, e viu o chefe do Gabinete Cultural da Embaixada disponibilizar-se imediatamente para iniciar relações bilaterais destinadas a definir as várias fases operacionais e os detalhes técnicos, uma vez que o próprio cônsul Desogus garantiu o apoio italiano em todos os aspectos, sem exceção, propostos pela Fecomércio-GO, já indicando, entre as possibilidades de auxílio financeiro, as contribuições previstas para fins de participação pública nos custos dos recursos humanos destinados ao ensino.

Em suma, uma ocasião histórica, um sonho fantástico: Brasil e Itália projetam-se juntos, de braços dados e com um objetivo comum a alcançar, rumo a uma fraternidade mútua que possa abrir as portas à língua italiana para transformá-la, como bem deveria ser , na segunda língua mais falada no Brasil, com todas as consequências produtivas e felizes proporcionadas pelas relações bilaterais, como o intercâmbio de estudantes e as trocas comerciais diretas.

Entre os discursos mais que cordiais à mesa de reunião, não passou despercebido, por fim, que a presença do Presidente dos InterComites e, sobretudo, o cargo de Vice-Presidente do CNC ocupado pelo presidente Baiocchi, poderiam talvez no futuro próximo – talvez? – abrir as portas do Sistema “S” para a nossa querida língua também em outros Estados, ou mesmo, em todo o Brasil.

Viva, então! Com todo o entusiasmo possível! E parabéns, com muitos votos de bom trabalho, à Fecomércio-GO, à organização Senac/Sesc Goiana, ao presidente Baiocchi e sua equipe, mas também parabéns pelo comprometimento garantido pela autoridade italiana neste lindo jogo! Por fim, para nós que representamos a comunidade italiana, “pernas nos ombros, pessoal!” (Pasquale Perrini – conselheiro do Comites de Brasília).


In data 25 ottobre u.s. si è svolta presso l’Ambasciata d’Italia a Brasilia il primo incontro ufficiale tra il Consolato d’Italia, la Fecomércio-Goiás ed il Comites della Circoscrizione Consolare di Brasilia, per analizzare congiuntamente il progetto interessantissimo della Fecomércio-GO di inserire l’italiano tra le lingue amministrate nei corsi della Scuola di Lingue SENAC/SESC del Goias.

Il Comites Brasilia si é fatto parte diligente per intermediare le relazioni necessarie e giungere così a questa riunione, realizzata su richiesta e convocazione formale del Comitato, per verificare la possibilità di una partecipazione diretta da parte dell’Ambasciata d’Italia e del Consolato, con l’obiettivo di supportare ed aiutare in ogni modo possibile questa iniziativa, rilevantissima sotto il profilo della diffusione della lingua italiana in Goias.

La Delegazione della Fecomércio-GO é stata comandata dal suo stesso Presidente, il Dott. Marcelo Baiocchi Carneiro, che é anche il Vice-Presidente in carica della Confederazione Nazionale del Commercio di Beni e Servizi – CNC, il quale nonostante i molti impegni istituzionali ha voluto dirigere personalmente i lavori di presentazione del progetto.

Il Presidente Baiocchi é uno dei più illustri cittadini italiani in Brasile, riconosciuto da più di vent’anni, ed é fortemente appassionato per l’Italia e la sua cultura. La sua gestione nella Fecomércio-GO é caratterizzata da una lunga lista di successi strepitosi, in tutti i campi della educazione e formazione professionale del Sistema “S” nel territorio goiano.

Hanno accompagnato il Presidente Baiocchi il Direttore delle Relazioni Istituzionali, Dott. Simeyson Sineliz Fernandes da Silveira, Il Direttore del Dipartimento Fecomércio-GO per le Relazioni Internazionali – FECOMEX, Dott. Marcelo Gomes Pereira da Silva, ed il Direttore Regionale SENAC e SESC del Goias, Dott. José Leopoldo da Veiga Jardim Filho.

Ad accogliere la Delegazione Fecomércio-GO, ovviamente, é stato lo stesso Capo della Cancelleria Consolare di Brasilia e Capo del Coordinamento Consolare del Brasile, il Primo Segretario Dott. Andrea Desogus, il quale era accompagnato dal Capo dell’Ufficio Culturale dell’Ambasciata d’Italia, il Primo Segretario Dott. Benedetto Reitano.

Per il Comites Brasilia, hanno partecipato il suo Presidente, Avv. Frederico Tojal Cianni, che é anche Presidente dell’InterComites del Brasile, ed il Consigliere Ary Alencastro Veiga Filho, oltre a chi scrive questo articolo.

La Scuola di Lingue SENAC/SESC del Goias é oggi presente in 7 città dello Stato, dove amministra corsi di inglese, francese, spagnolo e tedesco, solo in questo semestre per più di 3.000 alunni. L’insegnamento delle lingue da parte dell’Organizzazione é cosa antica, visto che esiste dalla fine degli anni ’90 e negli anni 2019-2023 ha già formato quasi 11.000 alunni.

Come sappiamo, il Sistema “S” è una delle più alte espressioni dello Stato Sociale vigente in Brasile, costituito per legge e finanziato dall’impresariato brasiliano per finalità che hanno per obiettivo lo sviluppo formativo, educativo, culturale e sportivo della popolazione, con speciale attenzione agli individui di bassa rendita.

Il progetto prevede di inserire la lingua italiana a partire da agosto del prossimo anno, con corsi di sei semestri della durata di 300 ore, con frequenza bisettimanale od anche di un unico giorno a settimana, condotti, come gli altri, da professori dotati di tutti i necessari titoli ed abilitazioni previste in legge e dalle rigide regole organizzative della Fecomércio.

La presentazione del progetto al Consolato d’Italia è motivato dalla determinazione, soprattutto da parte dello stesso Presidente della istituzione organizzatrice, di poter contare sull’aiuto e supporto italiano (i) nella divulgazione in ambienti italiani ed italo-discendenti questa importante iniziativa ai fini della ricerca del necessario personale docente specializzato e della opportuna divulgazione pubblica, (ii) nel far sì che i corsi di  italiano possano garantire le certificazioni richieste dalla legislazione italiana tanto per i fini di cittadinanza quanto per finalità legate all’iscrizione in istituzioni di insegnamento scolastico ed universitario pubbliche e private situate in Italia, senza perdere la eventuale possibilità di (iii) ricevere aiuto di carattere economico-finanziario da parte italiana.

La comunità italiana in Goias è forte e numerosa, ed in Brasile è formata da circa 30 milioni di persone, che ancora leggono, scrivono e parlano l’italiano troppo poco.

L’entusiasmo del Comites di Brasilia, quindi, nell’appoggiare questa splendida iniziativa, non è senza motivo, poi sappiamo che una delle principali finalità dei Comites è esattamente la diffusione della lingua italiana ed il suo insegnamento.

Ma anche l’accoglienza da parte dell’Autorità Italiana é stata entusiastica, ed ha visto il capo dell’Ufficio Culturale dell’Ambasciata immediatamente rendersi disponibile per avviare i rapporti bilaterali atti alla definizione delle varie fasi operative ed i dettagli tecnici, una volta che lo stesso Console Desogus ha garantito l’appoggio italiano sotto tutti gli aspetti, nessuno escluso, proposti dalla Fecomércio-GO, già indicando tra le possibilità di aiuti finanziari le contribuzioni previste per fini di compartecipazione pubblica ai costi delle risorse umane destinate all’insegnamento.

Insomma, un’occasione storica, un sogno fantastico: il Brasile e l’Italia proiettati insieme, a braccetto e con un comune obiettivo da raggiungere, verso una fratellanza reciproca che può aprire le porte alla lingua italiana per trasformarla, como a ragione dovrebbe essere, nella seconda lingua più parlata in Brasile, con tutte le produttive e felici conseguenze date dai rapporti bilaterali, come l’intercambio degli studenti e gli scambi commerciali diretti.

Tra i discorsi più che cordiali al tavolo dell’incontro non è passato inosservato, infine, che la presenza del Presidente dell’InterComites e, soprattutto, la carica di Vice-Presidente della CNC ricoperta dal Presidente Baiocchi, potranno in un futuro magari prossimo – chissà? – aprire le porte del Sistema “S” alla nostra amata lingua anche in altri stati, o addirittura in tutto il Brasile.

Evviva, quindi! Com tutto l’entusiasmo possibile!

E complimenti, con tantissimi auguri di buon lavoro, alla Fecomércio-GO, alla organizzazione SENAC/SESC goiana, al Presidente Baiocchi ed al suo staff, ma anche rallegramenti per l’impegno garantito dall’Autorità Italiana in questa bellissima giocata!

Infine, a noi che rappresentiamo la comunità italiana, “gambe in spalla, ragazzi”!! (Pasquale Perrini – Consigliere del Comites Brasilia)

it_IT