Salta al contenuto principale

As próximas eleições na Itália irão ocorrer em 25 de setembro de 2022, em vista da renúncia do primeiro-ministro Mario Draghi e dissolução do Parlamento, pelo presidente da República Sergio Mattarella, na última quinta-feira (21).

Veja a seguir, de forma concisa e simplificada, como funciona o sistema político e eleitoral na Itália em 2022.

Qual o sistema de governo na Itália?

Na Itália, o sistema de governo é o Parlamentarismo, que prevê os cargos de presidente da República e de primeiro-ministro, com mandatos de sete e cinco anos, respectivamente.

O primeiro-ministro é nomeado pelo presidente da República, com a aprovação do Parlamento. É ele o chefe do Governo, quem nomeia e preside o Conselho de Ministros e, portanto, detém os atos do poder executivo.

O poder legislativo na Itália é bicameral, ou seja, consiste em duas casas: a Câmara dos Deputados (Camera dei Deputati) e o Senado da República (Senato della Repubblica).

Cidadãos italianos residentes no exterior

De acordo com a Lei nº 459 de 27 de dezembro de 2001, os cidadãos italianos residentes no exterior inscritos nas listas eleitorais do círculo eleitoral estrangeiro votam por correio, recebendo o envelope eleitoral em seu endereço de residência. Para este fim, recomenda-se verificar e regularizar seus dados pessoais e endereço usando o portal online de serviços consulares Fast It (todas as informações aqui.

– Os cidadãos registrados no AIRE podem ESCOLHER DE VOTAR EM ITÁLIA NO SEU MUNICÍPIO, comunicando sua escolha (OPÇÃO) por escrito ao Consulado ANTES DE 31 DE JULHO DE 2022. Clique aqui para maiores informações; 

– Informações para os cidadãos italianos TEMPORARIAMENTE fora do território italiano

 Istruzioni relative alla presentazione e all’ammissione delle candidature nella Circoscrizione Estero

– Crimes Eleitorais

pt_BR