Skip to main content
Eventi

FESTIVAL DO CINEMA ITALIANO

Já ouviu falar no FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO ?

A 8 ½ Festa do Cinema Italiano já tem data para acontecer em 2023: de 22 a 28 de junho. Realizado pela Associação Il Sorpasso/Risi Film Brasil, com o apoio dos Institutos Italianos de Cultura de SP e RJ, da Embaixada da Itália, do Ministero della Cultura e da Cinecittà, e ainda logística da Bonfilm, o evento completa neste ano 10 edições, uma década de apresentação do melhor da produção italiana no Brasil.
E os organizadores anunciaram os primeiros filmes confirmados na programação.
Por enquanto, estão garantidas como sedes do evento as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Salvador, Fortaleza, Recife, Natal, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Niterói e Búzios. Há ainda a possibilidade de outras praças adicionadas até o começo das atividades. Como de costume, haverá também uma mostra paralela no evento. Neste ano intitulada A Grande Arte no Cinema, ela contará com nove documentários dedicados às artes visuais e aos grandes artistas de todos os tempos.

Vamos conhecer as atrações?!
Nostalgia, de Mario Martone
Depois de vários anos vivendo no Egito, um homem retorna à sua Nápoles natal para reencontrar a mãe idosa que ele havia abandonado sem aviso quando era ainda adolescente.

Corro Da Te, de Riccardo Milan
História de amor que revisita o êxito do cinema francês De Carona para o Amor (2018). Aborda temas tão pertinentes como o capacitismo e o machismo.

Alla Vita, de Stéphane Freiss
Sob o sol da Apúlia, um agricultor e a filha do rabino descobrem que suas histórias estão ainda por serem escritas.

Mondocane, de Alessandro Celli
Uma história pós-apocalíptica de violência, crueldade e inocência perdida.

A Stranezza, de Roberto Andò
Luigi Pirandello, um dos notáveis dramaturgos do século 20, dominado por uma crise criativa e em viagem à Sicília.

Interdito a Cães e Italianos, de Alain Ughetto
O imaginário do autor se cruza com a forte composição histórica, se relacionando com o legado dos antepassados do realizador, Luigi e Cesira Ughetto, provenientes da região de Piemonte, na Itália, no passado forçados a imigrar.

it_IT