Skip to main content

Os cidadãos italianos residentes no exterior, nascidos ou não na Itália – ou seja, todos aqueles que possuem cidadania italiana – têm direito a votar nas eleições italianas em 2022, por meio do voto por correspondência. As cédulas eleitorais serão enviadas aos eleitores pelos correios, por isso é necessário estar com o endereço de residência atualizado no Registro de Italianos Residentes no Exterior (AIRE)

As eleições na Itália irão ocorrer em 25 de setembro, porém o eleitor no exterior terá até o dia 22 de setembro, às 16h, para fazer chegar à sede do Consulado da Itália da sua circunscrição, o envelope com as cédulas preenchidasO voto é facultativo, isto é, não é obrigatório.

O Parlamento italiano possui 12 membros eleitos no exterior – oito deputados e quatro senadores. A repartição exterior América do Sul, à qual os cidadãos italianos residentes no Brasil pertencem, irão escolher três representantes: um para o Senado e dois para a Câmara dos Deputados.

Os eleitores italianos residentes fora da Itália irão receber pelos correios, semanas antes do dia das eleições, um envelope com as cédulas eleitorais e instruções sobre como votar. Logo é fundamental regularizar os seus dados pessoais e endereço com seu consulado, de preferência usando o portal online de serviços consulares Fast It.

Os eleitores que até 11 de setembro ainda não tiverem recebido o envelope eleitoral devem entrar em contato com o seu ente consular de referência para obter uma cópia.

it_IT